quarta-feira, 4 de março de 2015

Composé ou Coordenado?


Todo Composé é um coordenado, entretanto nem todo Coordenado é um Composé!
Embora ambos proponham um conjunto harmonioso, onde as peças interagem e se completam, são dois conceitos diferentes; que envolvem cores e padrões.


Composé em francês, como substantivo masculino, significa composição, como  adjetivo é composto e, figurativamente, fingido ou grave.
Compose no inglês, segundo Webster Dictionary, pode se referir à composição de músicas e escritos literários, à harmonização de formas e cores em trabalhos artísticos, ou  organização  eficiente de objetos e palavras.
Designers e decoradores interpretam  da seguinte forma:

Composé


Caracterizado quando num trabalho utilizam-se cores e padrões diversos usando uma estampa como referência para criação de outras com elementos desta estampa principal. Mantém-se aqui arranjo harmonioso de cores, formas e texturas.

Coordenado 


Facilmente confundido é um conjunto de estampas que se harmonizam através de  elementos comum, geralmente cores.


Ambos tem em comum uma estampa principal, porém no primeiro caso existe uma derivação, um desdobramento desta estampa em outra , mantendo-se um elo harmônico. No segundo as estampas utilizadas se relacionam com a original de forma harmoniosa, mas não existem os mesmos elementos gráficos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Converse com Art Creata aqui!