terça-feira, 3 de março de 2015

Joalharia ou Joalheria?


Ambos corretos dentro da língua portuguesa sendo joalharia  no português europeu e joalheria no português brasileiro significando  criação e  comércio de joias.
 Jouel, vocábulo francês arcaico  originou o termo, que  no século XIII foi anglicizado para jewel, havendo correlação com a antiga palavra  jocale, do latim, que significa gema ou objeto precioso,  hoje traduzida como joia.
Joalheria  está  imbuída na ancestralidade da sociedade humana, que  esculpia ossos dentes e fazia contas nacaradas de conchas e de corais, milhares de anos atrás, na prática que perdura à data atual.


No contexto histórico contas de Nassarius (molusco marinho protegido por concha)  são as primeiras formas de adorno pessoal, encontradas e registradas. Em sítios arqueológicos peças de Nassarius gibbosulus foram seguramente datadas em 82.000 , enquanto no  Monte Carmelo - Israel, na caverna Skhul,  duas contas Shel possivelmente são datadas em 100.000 anos.
Artefatos antigos,  a princípio  utilitários cujo objetivo era prender ou unir peças do vestuário, as joias  evoluíram se transformando em expressão artística, símbolos de status, poder monetário ou religioso.
Os motivos para se ter joias são variados incluindo o acúmulo de riqueza ou moeda, funcionalidade, posição social e participação em grupos, proteção  na forma de amuletos  e exposição artística.


Continuamos a  demonstrar através de adornos o grau de ascensão social e acúmulo de bens, embora  este conceito  evolua constantemente, diversificado no uso de materiais e plasticidade, o que multiplica contextos e caminhos na produção de joias.
Demanda crescente  por bijuterias ou semi-joias tornou acessível e popular este uso,  anteriormente restritos à elites.
Na conceituação clássica  joias são elaboradas na forma de anéis, alianças, brincos, broches, colares, piercings, pulseiras e tiaras, utilizando gemas raras e metais preciosos como  platina, ouro, prata e paládio.


 Hoje, coerente com avanços tecnológicos e de design a joalheria usa recursos renovados,  materiais inusitados, enriquecendo  acessórios variados como cintos, sapatos, bolsas e até peças  intimas.
Atualmente o segmento da joalheria que valoriza mais  desenho  e criação artística do que  valor da matéria prima possibilita a mistura de metais nobres, pedras preciosas e semi preciosas com aço, titânio,cobre,  resinas e plásticos, ocasionalmente acrescidos de produtos de origem animal ou vegetal
Vitrines nobres  das grifes famosas exibem com garbo joias  misturando couro, plásticos, metal precioso e gemas semipreciosas, ocasionalmente em estado bruto ou lapidação não convencional.
Entretanto as  tradicionais ainda encantam homens e mulheres pela criação artística luxo ou riqueza inerente.


IMAGENS:
- Escultura de Stephen Kette
- Melanie delon - Elixir Book 2
- Beaded Collar - Colar gola criado por Gale Bez  em 2006 . Técnica contemporânea utilizando bordado com sementes e contas de vidro, cabochon de vidro fundido, pérolas de vidro, paetês, pérola Keishi e fecho de arame torcido. Imagem Wikipedia-User: Jewlgurl

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Converse com Art Creata aqui!